Para os espaços temporais maiores, verificamos a tendência diária, no gráfico em baixo desenhei a linha de tendência de baixa (LTB) e notei que poderiamos subir na quinta feira até aos 1180, a partir daí, só depois de ultrapassar essa zona é que continuaria a comprar o Índice e com bastante confiança no "upside".
Nestas zonas de decisão, eu prefiro não estar no mercado (por isso a saída a 1180 e não a 1185), e ver o que as grandes casas de investimento(pastores) vão levar o rebanho (que somos nós), nós vamos para onde eles querem, se não vamos, somos os tresmalhados e esses nunca têm grande futuro, pois nas épocas festivas são os primeiros a ir para o tacho.
Com os métodos atrás descritos é que tomo as minhas decisões de entrada e saída do mercado. Cada um de vocês, quando forem bons traders (falta um bocadinho assim...) certamente vão gostar de outras análises ou indicadores, eu próprio experimentei todos, mas para a minha estratégia, estes são suficientes devido aos resultados que tenho obtido.
Existem outros métodos gráficos de análise, e quem os usa consegue fazer dinheiro, mas para mim uma LTB ou LTA (Linha de Tendência de Alta) é suficiente para "medir" o mercado. Mais logo, envio a estratégia para segunda-feira.
Andei a ver o significado de upside...
ResponderEliminarQuando dizes que tinhas bastante confiança do upside após os 1180 (caso lá chegasse) isto é porque estaria a ultrapassar a barreira de resistência que traçaste a preto (corrige se estou errado). E a minha pergunta de "maçarico" é: como ver as barreiras de resistência? tens algum número de vezes em que bate mínimos/máximos a partir do qual defines essa barreira ou bastam-te dois? (e pergunto dois e não um porque pode ser um evento isolado, ou isso não existe?). Traças sempre a barreira no mínimo mais baixo ou no último?
Gostava de perceber melhor as várias linhas que estão na legenda do gráfico de cima... estão lá resistencia 1 e 2, pivot e suporte 1 e 2. onde estão no gráfico e que é que indicam?
ResponderEliminarMAE (no gráfico a azul) é a média móvel, certo?
Boa noite João, é com orgulho que vejo que estás mesmo interessado em ser um estudioso da bolsa, pois as tuas perguntas são bastante pertinentes. No primeiro comentário, estás certo, se conseguisse passar a linha (LTB) para cima estaria certo que ia tentar passar os 1203, depois +- 1210 e depois 1220. São valores de resistência porque, se reparares foi um valor que o mercado testou ao tentar subir e não conseguiu, e nada mais que isso. Se para a semana o mercado der a volta, vais ver nestes valores o mercado a parar ou congestionar, mas se o mercado estiver bastante forte passa pelos mesmo e nem sequer congestiona, já os 1220 teremos que ter mais respeito.
ResponderEliminarQuanto ao segundo comentário, é muito bem observado, essas linhas provêm do indicador pivot, notei que o mercado tem algum respeito por elas, ou sejas muitos traders fazem as suas entradas nos valores que estão no quadro, ou seja, suporte, resistência, etc. Procura na net sobre o PIVOT POINT, vai aparecer muita informação sobre este indicador que é muito usado no FX (forex). Se queres entrar curto, faço a primeira entrada no pivot e a segunda na um pouco antes da resistência e coloco o stop acima do valor do dia anterior, batendo no stop sei que o mercado virou, e os próximos dias poderão ser de subida.
A MAE é como dizes a média móvel exponencial (podes procurar na net) de 50 porque é uma média que gosto de usar em diário, apesar de aparecer aí nesse gráfico de 5 minutos não é aí que ela é importante. Serve-me para guiar no dia a dia se devo apostar mais forte em curto ou em longo, neste momento o sp está abaixo da média de 50, o que quer dizer que vou apostar mais forte nos próximos dias nas descidas e pouco nos dias de subida. A seguir no trade para segunda coloco um gráfico diário com explicação.