Em Março o GDP foi de 5.6% e o sp500 cotava a 1175, em Junho baixou para 2.7% e o sp500 cotava a 1080, amanhã espera-se 1.6% e o mercado cota a 1145?? Então o GDP tem vindo a diminuir desde Março e o sp500 está perto dos níveis de quando o GDP estava a 5.6%? Pois é, há qualquer coisa aqui inflacionada, pois os EUA estão quase a entrar em estagnação e as acções continuam a subir? Então o mercado só pode andar a ser fabricado, ou seja, a FED está a utilizar os meios que tem para manter este mercado nestes valores quando a economia está perto da recessão, um dos métodos é baixar o dólar de modo a aumentar as exportações (mesmo esta medida não vai chegar), pois os chineses estão a levar todas as economias à recessão, tem uma moeda fraca e ordenados baixos, perfeito para uma economia exportadora. Vejam o gráfico do GDP dos EUA, está num período de dois anos, conseguimos ver que quando há recessão o mercado desce, quando sobe o GDP o mercado entra em bull market agora no último ano tem vindo a cair e os índices têm vindo a subir especialmente neste último trimestre????
Reparem na apple, é sempre um bom exemplo em quase tudo, farta-se de facturar mas tem as suas fábricas na China (o próximo Silicon Valley), os empregados directos e indirectos nos EUA são 20% e na China são 80%. É por este facto que os EUA não crescem e que vai fazer a China nos próximos anos a maior economia do mundo, levando os EUA a crescer lentamente apenas com o seu consumo interno, ou seja, como Portugal com crescimentos entre 1% e 1.6%. Não há nenhuma economia que suba com o desemprego nos 10%, pois falta um "empurrão" macro-económico para empregar essas pessoas, já foi os pc´s, comunicações, mercado imobiliário e agora falta outro BOOM, sem ele as economias não vão crescer a um ritmo elevado.
Bem chega de palestra, e vamos ao trade para amanhã. Penso que o mercado vai fazer um último rallie antes de cair até aos 1090/1080, ou seja, descer para um fibo retracemnet de cerca de 50%/60% desde o minímo em finais de Agosto até ao máximo que devemos fazer amanhã devido aos dados económicos, vão ser a cereja em cima do bolo para quem quer vender em máximos e eu vou aproveitar se a ocasião de proporcionar.
Pretendo começar a vender entre os 1148 e 1155, com stop acima dos 1165 senão mais um pouco, isto porque na saída dos dados pode haver uma forte oscilação. Para quem não quer arriscar não entrem antes de sair os dados, pois têm tempo suficiente para entrar no trade, se os dados sairem maus, amanhã vamos aos 1131/1125 e nos dias seguintes continuaremos a descida, não vale a pena posicionarem-se com grandes carregamentos de curtos, pois os dados podem ser realmente muito bons (se fossem hoje já tinhamos subido), mas por vezes há surpresas, portanto calma e vamos ver o cenário antes de entrar no filme.