Pesquisa personalizada

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Trade para 1-06-2010

Boa noite, para amanhã o mercado não se avizinha fácil, pois não sei se o fecho de sexta-feira foi devido ao feriado e ninguém gosta de ficar com a posições abertas durante 3 dias ou se o mercado começou aqui uma nova descida. Eu acredito mais na primeira hipótese, portanto quero comprar amanhã, mas entrar com muito cuidado e só depois de ver testados alguns níveis, tais como a zona dos 1083/1085 ou passar a zona dos 1097 que foi o máximo que fez hoje. Infelizmente não vou poder acompanhar o mercado durante a noite, só quando acordar por volta das 7:45 saberei se houve algum teste durante a noite e assim enviar uma recomendação de compra ou venda. Quem quiser ficar a pé, poderá comprar a 1085 com stop a 1079 e tentar facturar a 1095 para o trade da manhã. Depois vamos deixar sair o mercado para que ele defina o caminho para o dia e para os dias seguintes. Em baixo mostro um gráfico dos futuros do sp500.



Explicação do trade: Boa noite, realmente o dia hoje foi bastante difícil, os futuros à noite cairam bastante, quando acordei pensei que os 1079 realmente tinham aguentado, mas não gostei de ver dois toques de teste nos 1079 e um outro que chegou lá perto, e mantive-me bem quieto quanto a trades de manhã e pensei "quando chegar ao trabalho vou analisar mais um pouco o mercado", e quando lá cheguei por volta das 9:30 já a "desgraça" estava armada, e lá foi o mercado bater na resistência dos 1069. Aqui esperei pelo teste ao fundo (quando temos dúvidas em relação à tomada de uma posição devemos ver testes (ver gráfico), mais vale entrar mais tarde mas com 90% certeza, e assim fiz, vi o teste aos 1070 e entrei a 1072,22 com stop de 3.5$, sai-me bem com um trade de 10$.

Agora uma aula para o Hugo e outros que poderão pensar da mesma forma: quando fui ter com o Hugo ele disse-me, "porque é que não deixaste a posição mais tempo (quanto tempo?), tinhas facturado mais", é um erro comum dos novos traders, quando abrem uma posição e acertam não conseguem ver o copo cheio, parece que desta vez é que se vai ficar rico, mas enganam-se, o mercado pode virar quando menos esperam e muitas vezes acabam o dia a perder, uma posição minha a ganhar 5$ já não a fecho a perder, e se necessário vou facturá-la se a semana não estiver a correr bem (a semana passada ou a outra tivemos a ganhar 9$ num trade e veio bater no break even, mas porque a semana estava a correr bem e podia arriscar mais).Não se esqueçam que um day trader faz o trade do dia e não longos periodos. Quando se entra no mercado temos que ter sempre valores para sair tanto a ganhar como a perder, sempre disciplinados. Peço desculpa por não ter feito o call porque não tive muito tempo para acompanhar o mercado, já que estou a acabar uns projectos devido à minha saída da empresa onde trabalho. Esta semana, na quinta feira vou de férias para fora do País e só volto aos trades no dia 14 Junho, e aí já sou profissional de bolsa, esperemos que seja só facturar...Vamos ter um trade para o dia e mini trades aproveitando os testes.

domingo, 30 de maio de 2010

Feriado nos EUA - Memorial Day

Boa noite, amanhã não há sessão de bolsa nos EUA por ser o Memorial Day, um feriado que se comemora na última segunda feira do mês de Maio. Portanto hoje vamos ficar fora do mercado. Até Terça-Feira.

sábado, 29 de maio de 2010

Trabalho de casa

Boa tarde, aqui deixo mais um trabalho de casa, para vocês que estão a aprender possam fazer as vossas análises e discutirmos se segunda feira será um dia para comprar ou vender. Não tenham vergonha, isto é como na escola, não perguntamos e ficamos sempre com a dúvida, depois quando chega ao teste falhamos, portanto aqui é que vamos tirar os "nós" todos da cabeça e não no dia do teste final. Em baixo apresento um gráfico de 15 minutos para comentarem. Quem quiser pode fazer um copy da imagem escrever o que quiser e traçar as linhas que entenderem e enviem para o meu email.

Já agora quem quiser receber os comentários (updates dos trades) todos os dias, mandem um email para jpabaptista@gmail.com com o email onde querem receber as indicações.

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Trade para 28-05-2010

Boa noite, primeiro que tudo quero que vejam a explicação do trade de ontem, pois é uma grande lição para quem realmente quer ser um trader de excelência, perdemos dinheiro mas aprendemos a ser disciplinados com os stops e o que eles nos poupam na carteira.
Bem, mas para amanhã temos que aproveitar este sentimento positivo e entrar longo (comprar) por volta dos 1087/1091 com stop a 1079 e facturar nos 1105 ou nos 1116.



Explicação do Trade: O dia anterior foi de ganhos elevados, o indice subiu cerca de 3%, logo hoje não poderiamos entrar longo muito cedo (1097 um resistência que aguentou toda a manhã) sabia que, ou perdia a entrada ou o mercado ia testar a LTA e entrava muito bem,e foi o que aconteceu mas já tarde para mim (hora de ir apanhar o comboio e hora da 2ª fase de mercado). Começaram as quedas e por volta das 17:40 bateu na LTA e a minha ordem entrou mas, como já era tarde decidi fazer um trade rápido, o que normalmente não é fácil de concretizar devido ao mercado testar sempre os máximos e minímos, e como coloquei o stop no break even a 3$ de ganho claro que bateu no valor a que tinha comprado, mas ainda foi e ultrapassou o valor e que tinha projectado para facturarmos 1095. Ver grafico em baixo.

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Trade para 27-05-2010

Boa noite, amanhã lá temos mais um swing day, já não me lembro se expliquei o que é um swing day, mas é assim: o mercado sobe ultrapassando o máximo do dia anterior, mas acaba em minímos, então vamos vender no máximo valor do dia anterior ao do swing ou seja o valor máximo de terça feira.
Então para amanhã, vamos vender ao máximo de Terça feira que foi 1072/1075 para facturar a 1056 e stop a 1085.



Explicação do Trade: Hoje, pela primeira vez neste blog sofremos uma perda, normalmente 90% dos swing day dão certo, este não deu, assim lá perdemos dinheiro. Mas há males que vêm por bem, ou seja, quando o mercado bate no stop ficamos com a sensação de querer entrar novamente para tentar eliminar as perdas, e certamente queremos entrar para o lado que entrámos anteriormente porque na nossa mente pensamos que era agora que ia descer e ainda fechávamos a zeros ou ainda conseguiamos ganhar dinheiro. Mas desiludam-se disso, quando bate no stop é porque estamos contra o mercado, mais vale ficar quietos e ir passear à praia, e no final do dia vão ver se o STOP foi vosso amigo ou não, vejam o gráfico de hoje e verificam que o STOP foi meu amigo, porque senão tinha mais 2% de perda e tinha acabado o dia a perder 3% e não apenas 1%.

terça-feira, 25 de maio de 2010

Trade para 26-05-2010

Boa noite, o mercado amanhã deve estar forte na subida pelo menos até aos 1090, mostrou bastante força a sair do fundo em que se encontrava, assim amanhã a Europa certamente seguirá o momento, se amanhã fecharmos acima dos 1090, poderemos respirar de alívio, porque depois da tempestade vem a bonança (a ver vamos).
Portanto, amanhã vamos comprar a 1065/1061, com stop a 1049 e a facturar a 1090 e este será o nosso trade da manhã (dificilmente se vai concretizar), senão esperamos um pequeno "dip" às 14:30 quando abrir o mercado e entramos a 1072/1074 para facturar a 1090 com stop 1068. Subscrevam os comentários deste trade para receberem os alertas.



Explicação do trade: Mais um dia em que o mercado não desiludiu e chegou ao target proposto dos 1090, mas este valor está duro de roer, portanto se não passa só há um caminho que é a descida, e na segunda metade do dia lá foi para o seu caminho descendente. No gráfico em baixo mostro a resistência a 1090 (já conhecida) e o sinal da queda quando o mercado tenta voltar aos 1090 e falha. Esta lição é muito importante, pois se quebrasse os 1090 tinhamos caminho até aos 1096 e depois aos 1105, mas vamos ter que esperar por esse dia.

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Trade para 25-05-2010

Boa noite, amanhã vai ser um dia difícil, impróprio para pessoas que não consigam suportar uma perda, pois o mercado parece que está a acumular, ou seja, parece que existem compradores para uma certa zona e vendedores para outra e andamos num canal lateral entre os valores de 1090 e 1066.
Mas amanhã vou apostar na descida devido ao fecho de hoje, mas com cuidado, isto é, não vou deixar ordem automática para a noite, vou ficar a ver o teste nos valores de entrada para ver se começa a ter dificuldade em passar os 1077/1080, será nestes valores que vou entrar para facturar a 1066/1056 e stop nos 1091. Não entrem sem que eu faça o call através dos comentários, não se esqueçam de os subscrever para este trade.



Explicação do Trade: Hoje o mercado caiu sem dar oportunidade de entrada depois ainda pensei na subida, mas não arrisquei, mas poderia tê-lo feito de reparasse num teste ao fundo 1140 e logo subiu, vejam o gráfico em baixo. Infelizmente ainda não tenho o tempo suficiente para estar sempre atento ao mercado, pois trabalho, mas isso é um problema que está quase resolvido.

domingo, 23 de maio de 2010

Trade para 24-05-2010



Boa noite, o mercado como bateu na resistência e subiu, poderá efectuar uns dois dias de subida, se voltarmos aos 1056 podem querer que é para ir aos 1030. Mas como o mercado acabou com vontade de subir na sexta-feira, nós vamos ajudar a cumprir a sua missão que é, chegar provavelmente aos 1102/1105. Assim, proponho comprar entre os 1076/1072 com stop a 1065 e facturar nos 1093/1102, haverá uma resistência nos 1085 e 1093, se passarmos estes valores vai aos 1102/1105. Quando estivermos nos 1085 passamos o stop para o break even. Não esquecer que entramos com metade do valor que entramos para baixo, devido a estarmos a entrar contra a tendência de curto prazo.

Explicação do Trade: Mais uma vez o mercado foi para o lado correcto, pois a subida de sexta-feira assim o indiciava, o que não esperava era uma resistência enorme nos 1087/1090 que nos fez fechar a posição no break even. Como nos tinha corrido bem a semana passada, pensei em ir um pouco mais além que os 7 a 9 $ que normalmente fecho os trades da manhã, erro meu. Assim da parte da tarde entrei novamente um pouco mais em baixo, mas não fiz o "call" por achar um pouco arriscado , porque mercado que bate no stop (neste caso já no break even) normalmente vai nessa direcção, o que veio a acontecer mas apenas no final do dia.

Bem, mas o que interessa é que não perdemos dinheiro, quando esta situação voltar a acontecer, vamos fechar a posição com um ganho dentro desses valores e da parte da tarde logo penso se entramos novamente. No gráfico em baixo, mostro as minhas entradas e a grande resistência dos 1090 que vai servir de stop para amanhã.


sábado, 22 de maio de 2010

Trabalho de casa

Boa noite, aqui vai um trabalho de casa. No gráfico que apresento, o que é que os traders deste blog indicavam para segunda feira?



2º Gráfico, noção de venda (entrar short)

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Trade para 21-05-2010

Boa noite, antes de mais, quero que leiam a explicação do trade de ontem assim como a mentalidade, se aquelas palavras entrarem nas vossas cabeças irão ter sucesso, caso contrário só com o recurso à agonia que eu próprio já sofri.

Para amanhã vamos vender, o que poderiamos fazer neste mercado que afunda cada vez mais! Preparem-se, se vier novas quedas e entrarmos em bear market este País vai agoniar e como costumo dizer vamos comer pedras :). Vamos vender entre 1080 e 1084, para facturar como é óbvio a 1060 e colocar stop nos 1094. Entre os 1060 e 1045 é que se vai decidir se o mercado vira ou continua para entrar em bear market.



Explicação do trade: hoje como tinha indicado, nada mais podia fazer o mercado senão ir cair na resistência 1056! Estava destinado, e claro assim que lá tocou, apareceram os compradores e espero que venham para ficar. Nada mais há a dizer, facturei 7,5$ de manhã na venda a 1080 e saída a 1072,5 e depois da parte da tarde quando pedi para colocar as ordens de venda a 1086 não me apeteceu arriscar, porque o mercado já começava a ganhar força, mas tinha sido um bom trade. Espero que tenham ganho dinheiro, experiência e acima de tudo mentalidade.

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Trade para 20-05-2010

Boa noite, parece que o mercado ao testar os 1100 quer dar um ar da sua graça e começar aqui a recuperação, será? Não sei, mas "cheira-me" que o mercado quer reagir nestes valores, que de certo modo são resistências mentais, e claro nós vamos aproveitar a situação se esta se realizar. Se passarmos amanhã abaixo dos 1100, temos caminho aberto para ir aos 1160, espero que o mercado não ligue ao que digo...

Então o trade para amanhã será: comprar entre os 1110 e 1112, colocar o stop a 1103 e facturar nos 1128 (máximo), vamos ter resistência ao passar os 1116 e novamente nos 1123, nos 1116 puxar o stop para o break even e verificar o que acontece antes dos 1123 ou facturamos e esperamos que o mercado faça um "dip" (dip = fundo) na abertura (14:30) e voltamos a entrar agora com stop a minímos do próprio dia e facturar nos 1128. Devo dizer que é um trade arriscado, mas fica o gráfico em baixo com as minhas intenções. Não esquecer que estamos abaixo da média de 50 em diário, portanto compramos menos nas subidas, porque de certa forma estamos contra a tendência de curto prazo.



Explicação do trade: Como repararam hoje estava um pouco bull, e até pensei que iamos facturar nos 1121, mas como sempre o mercado é que manda. Estava tudo a correr como planeado, comprar nos valores descritos, nos 1116 passar para o break even, esperar um pouco e facturar nos 1121, quando cheguei ao trabalho pensei para mim mesmo "caramba, sou o Nostradamos do séc. XXI, não falho uma entrada", mas quando dei por mim já o stop tinha sido activado no break even. Mas estava convicto que ia subir, até fiquei com um pouco de mágoa (tive realmente este ligeiro sentimento, tenho que o eliminar) de perder este trade e enviei um comentário que o demonstra, dizendo que ainda íamos entrar hoje. Mas não gostei do que vi, e como estávamos contra a tendência mantive-me bem quieto.

Agora um pouco de mentalidade: Como viram o mercado caiu até aos 1170.9, o que aconteceria se fossemos mudando o stop quando o mercado estava a chegar ao valor proposto? Passávamos para 1097, abaixo do minímo anterior e depois sucessivamente mais para baixo...estávamos arrumados, todo o dinheiro que tinhamos feito desde que o blog abriu não chegava para as perdas. São estes dias que arrumam com as nossas contas bancárias e olhem que falo por experiência própria. É isto que temos que evitar, os stops são para respeitar, não interessa se o stop é activado e sobe para ir à lua, paciência, é o preço que pagamos por sermos disciplinados. Mas como uma imagem vale mais que mil palavras deixo o gráfico do dia de hoje para profunda reflexão.

terça-feira, 18 de maio de 2010

Trade para 19-05-2010

Boa noite, amanhã lá vamos nós entrar curto no mercado, não é bom para a maioria dos comuns mortais a não ser para nós que nos alimentamos destas quedas, preferia alimentar-me das subidas pois era sinal que a economia estava a ficar forte e o desemprego ia diminuir, assim como o desemprego vai aumentar aproveitem para aprender a fazer dinheiro de outra forma.

O mercado não mostra qualquer tipo de força, hoje ainda pensei que fosse passar a zona dos 1150, mas ficou abaixo desse valor e começou a cair até fechar a 1120. Amanhã vamos vender a 1127/1130 (o dax aqui tem que ajudar durante a manhã para chegar a estes valores), para facturar a 1110 e stop nos 1142. Penso que o mercado vai testar a zona dos 1100 nos próximos dias.



Como sempre faço, aqui está a explicação do trade: Hoje era de esperar que o mercado afundasse, pois o sentimento negativo que ontem se estendeu até ao final da sessão teria que se reflectir na abertura de hoje. Mas então vocês perguntam, porque é que subiu até aos 1123.7? Simples, quem quer vender fica sorrateiramente à espera que o mercado chegue a valores que possam dar segurança para fazer dinheiro, para colocarem stops pequenos e conseguirem maximizar lucros, o mesmo que procuro aqui fazer. E eu sei que vocês continuam ainda com uma dúvida... e porque não entrámos na subida? Simples, porque nunca se entra contra o mercado, por vezes não há este género de subida, exemplo disso foi a passada sexta-feira.

Tinha mencionado que o mercado iria testar os 1100 nesta semana, parece que o mercado me ouviu e lá foi bater nesse valor. No gráfico em baixo está a zona onde tinha a minha ordem de venda e o teste aos 1100 que é resistência.

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Trade para 18-05-2010

Boa noite, para amanhã Terça-Feira vamos comprar...é verdade comprar, e porquê? Porque o mercado no fecho anulou as quedas do dia (ver seta 1), logo isso quer dizer que os compradores estão a começar a "aparecer atrás dos arbustos", se estão a começar a comprar nós também vamos comprar. Vamos comprar a 1131/1133 com stop a 1122 e facturar a 1140 ou colocamos no break even neste valor, pois se os compradores aparecerem em força vamos aos 1155 (espaço até ir à LTB, seta 2). Atenção: Se virem o Dax a passar dos minímos do dia anterior não comprem ou se já tiverem entrado fechem o melhor possível, normalmente não é bom sinal.



Agora um pouco de mentalidade. Sei que é bastante difícil para os que estão a começar nestas andanças, trocar de bear para bull e vice-versa no dia a dia, mas este jogo é mesmo assim, temos que ter a mente aberta para mudar a "agulha" quando começamos a ver os sinais nos gráficos (ver em cima), nota-se que o mercado começa a recuperar e a lateralizar nos valores entre 1135 e 1122 apesar de ir uns pontos mais abaixo ou mais acima. Deixem que seja o mercado a "dizer" para onde quer ir e nunca pensem que ele vai para onde nós queremos.

Explicação do trade de hoje: Como o mercado recuperou na ponta final do dia de ontem, notei que os compradores estavam iguais às mulheres quando estão a ver montras, sedentas de gastar dinheiro. E assim aconteceu, entrei longo a 1133 e saí a 1141 com 8$ de ganho, podia ter continuado um pouco mais acima, mas pensei que o mercado na hora de almoço me desse uma entrada a 1135, mas tal não aconteceu. Depois de começar a negociar o mercado estava à espera que viesse um pouco mais abaixo novamente aos 1135 e realmente veio mas acabei por não entrar, penso que, levado pelo lucro que já tive nestes dois dias, pensei "que se lixe amanhã há mais", a bolsa não fecha hoje, e se subir, amanhã espero pela entrada curta na LTB se o mercado desse mostras de estar um pouco bear nessa zona. Em boa hora pensei nos meus lucros, ao fim de 1 hora já estava a ver que o mercado estava a dar a volta (novamente os máximos deixam de ser quebrados e os minímos esses contiuam a ser renovados, ver gráfico em baixo). No final do dia aguentou o minímo de ontem (ver seta), podendo ser um estimulo para entrar longo amanhã até aos 1130 e depois entrar curto, mas neste momento já está a 1114 devido à queda dos futuros.

domingo, 16 de maio de 2010

Trade para 17-05-2010

Boa noite, na segunda feira vamos entrar curto no mercado, pois na quinta-feira mostrou fraqueza e na sexta-feira desceu bastante apesar de perto do fecho haver uma pequena recuperação, concerteza vamos notar esta recuperação até aos 1143/1145, aqui será a nossa primeira entrada no mercado, a segunda será 1154 (só será feita se eu der alerta para isso) com stop a 1162 e facturar nos 1125 ou um pouco mais até aos 1120. Estejam atentos aos updates que vão sair através dos comentários e não como costumava fazer, pois não havia forma de vocês saberem quando eram feitos, sendo eu a avisar por email pessoal, portanto em cada dia terão que subscrever os comentários daquele trade, deste modo assim que eu fizer o update vocês recebem-no rapidamente.

Apesar de estarmos em bull market, por vezes aparecem estas quedas no mercado, este já vinha a subir a algum tempo, mas se as casas de investimento não venderem não há lucros, é necessário por vezes capitalizar o investimento e penso que é o que estará a acontecer, assim o mercado desce e lá vão eles às compras novamente. Só fico mesmo em bear market se o mercado vier para valores de 1030, até lá vamos aproveitando as descidas que são bastante generosas, apesar da média (MAE) de 50 em diário estar a dar sinal de mais quedas (ver gráfico). Sirvo-me desta média para medir o investimento, por exemplo, agora o sp está por baixo da média, então entro nos trades curtos com 20 sp´s na primeira entrada e mais 20 sp´s na segunda, nas subidas entro com 10 sp´s na primeira e mais 10 sp´s na segunda. Se o mercado estiver acima da média faço exactamente o contrário.



Vamos à análise do mercado, como anunciei no sábado à noite decidi entrar curto novamente a 1143. Mais uma vez não bateu na nossa entrada e caiu até aos 1131, ficando acima do minímo anterior que foi de 1129 o que me alertou para ter cuidado com o curto de hoje, então avisei para aumentar a nossa entrada para 1147, pois aí tinha quase a certeza que o mercado iria ter uma queda até aos 1140 e então nessa zona decidia-se se fechavamos o trade ou não. No segundo Update (2º Comentário) verifico que o mercado na primeira hora testa os máximos do dia mas não passa (seta no gráfico), logo a entrada curta estava assegurada e mandei avançar com a entrada curta a 1135,5 pois mais alto já não ia, colocando o stop acima do máximo do dia 1141 pois se voltasse a testar não tinha dúvidas que iria ultrapassar esta zona. Então lá fomos por aí fora rapidamente até aos 1125/1126 onde eu fechei a minha posição e coloquei o 4º update indicando que ia sair e que quem tivesse coragem tentasse ir até aos 1120 (arriscado, mas deu certo) só não tentei os 1120 porque na primeira queda do dia facturei 4,5$ para baixo. No gráfico em baixo indico as zonas criticas e as minhas entradas e saídas, porque penso ser importante para verificarem a veracidade dos factos.

sábado, 15 de maio de 2010

Plataformas e método gráfico

Boa tarde, hoje vou explicar o meu método gráfico (simplificado) e como funcionam as plataformas que penso serem as melhores e mais completas, falo das plataformas da OreyiTrade e da GoBulling, eu uso a da Orey mas a da GoBulling é igual, fique claro que nada tenho a ver com alguma destas empresas. Ambas têm estas plataformas em versão demo, para os mais inexperientes poderem testar as suas habilidades. As plataformas são muito funcionais, apresentando gráficos e indicadores que se usam em bolsa. Como indicadores gosto de usar as médias móveis e o Pivot, em termos de gráficos analiso-os no espaço temporal de 5, 30, 60 minutos e diário. Os gráficos de 5 minutos dão a indicação mais fina no decorrer do dia, por este motivo verifiquei na quinta-feira que o mercado estava a mudar para bear, porque consegue-se ver que os máximos são cada vez mais baixos que os anteriores assim como os minímos (ver gráfico).



Para os espaços temporais maiores, verificamos a tendência diária, no gráfico em baixo desenhei a linha de tendência de baixa (LTB) e notei que poderiamos subir na quinta feira até aos 1180, a partir daí, só depois de ultrapassar essa zona é que continuaria a comprar o Índice e com bastante confiança no "upside".



Nestas zonas de decisão, eu prefiro não estar no mercado (por isso a saída a 1180 e não a 1185), e ver o que as grandes casas de investimento(pastores) vão levar o rebanho (que somos nós), nós vamos para onde eles querem, se não vamos, somos os tresmalhados e esses nunca têm grande futuro, pois nas épocas festivas são os primeiros a ir para o tacho.

Com os métodos atrás descritos é que tomo as minhas decisões de entrada e saída do mercado. Cada um de vocês, quando forem bons traders (falta um bocadinho assim...) certamente vão gostar de outras análises ou indicadores, eu próprio experimentei todos, mas para a minha estratégia, estes são suficientes devido aos resultados que tenho obtido.

Existem outros métodos gráficos de análise, e quem os usa consegue fazer dinheiro, mas para mim uma LTB ou LTA (Linha de Tendência de Alta) é suficiente para "medir" o mercado. Mais logo, envio a estratégia para segunda-feira.

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Trade para 14-05-2010

Boa noite, hoje o mercado acabou em baixa e fez um swingday (o que é isto?). É um dia que passa os máximos do dia anterior, mas no próprio dia acaba nos mínimos. Portanto amanhã estamos Bear, isto é, vamos vender e onde? Vamos vender entre 1168 e 1172, com stop acima do máximo de hoje ou seja nos 1178. De manhã actualizo a informação porque estou a escrever pelo iPhone e não dá muito jeito.

1º Update: o mercado nem chegou perto da nossa entrada e caiu, neste momento está a 1147 e deve bater hoje nos 1142. Por isso suspendam as ordens de venda até novo update.

2º Update: O mercado chegou e ultrapassou o target de hoje, segunda feira em principio vamos entrar curto novamente. Bom fim de semana.

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Trade para 13-05-2010


Boa noite, amanhã vamos ter mais um dia de subida, se o mercado está a subir, não vamos entrar em curto, porque torna-se sempre mais difícil de fazer dinheiro quando estamos contra a tendência. Portanto, para este trade, vamos comprar entre 1162 e 1158 com stop a 1148 e a facturar nos 1178 e 1180. Não comprem todas as posições quando chegar a 1162, coloquem a primeira entrada por exemplo com 7 sp e mais 7 ou 14 a 1158 dependendo do ganho ou perda a que estamos dispostos. Esta é uma estratégia que resulta quando o mercado está "largo", não podemos entrar com tudo a 1162 com stop a 14$, pois os ganhos de hoje seriam devorados e não é isso que nós queremos. No gráfico está a resistência por volta dos 1180, se passar para cima da linha descendente, vamos ter mais upside, se não aguentar vamos ver uma queda na sexta feira, mas ainda é cedo para tirar conclusões.

1º Update: o mercado está muito bull, penso que só vamos conseguir entrar se às 13:30 os dados do desemprego sairem fora do esperado, deve fazer um "dip" e será a única forma do mercado cair um pouco. Mantenham as ordens e vamos a ter paciência.

2º Update: As nossas ordens não entraram, porque o minímo foi 1163.5, vamos retirar as nossas ordens porque se não vai a máximos na próxima hora, é porque o mercado não tem força e poderá cair.

3 Update: Como se esperava, depois de não ter passado os máximos do dia o mercado veio para baixo, acabando em minímos. Para amanhã vamos conhecer o puro swingday...

A explicação do trade fica para amanhã, porque não trouxe o meu pc para casa devido ao jogo de futebol que acabou de forma lastimável. Como não tenho plataforma não tenho acesso aos gráficos.

Explicação do Trade: No gráfico, em primeiro lugar temos a seta onde ficou a nossa posição por abrir, quando verifiquei e coloquei no 2º update que se o máximo da manhã não fosse batido (2ª seta) o mercado podia cair, e tal aconteceu por isso é que mandei retirar as ordens de compra. Aprendam com esta técnica, se o mercado na saída não bate máximos nas duas horas seguintes é melhor ficar quieto. Podem reparar que os máximo foram todos inferiores uns aos outros assim como os minímos foram sempre inferiores (assinalado com as circunferências).




Se o trade tiver a correr mal, sempre nos podemos divertir com o video em baixo, anula qualquer perda entre 20 e 500 euros diários.

Trade para 12-05-2010


Penso que não podia escolher um pior dia para começar a postar estratégias, porque o mercado parece-me tanto vendedor como comprador para o dia de amanhã, por isso não vai ser fácil. Vamos ter aqui duas estratégias, uma mais arriscada e outra menos arriscada, ou seja, na menos arriscada vamos tentar comprar o Indice a 1144 com stop a 1140 durante a manhã (entre as 8 e as 12), se o mercado aguentar nestes valores podemos ir até aos 1157 a 1160 e aí facturamos a nossa posição. Na mais arriscada (entrada fora de tendência) vamos tentar vender a 1164 com stop a 1172 e facturar a 1152, já que no mercado de futuros (se houver dúvidas sobre futuros eu explico) temos um género de swing day, se fosse mais vincado não teria dúvidas neste short.
De manhã coloco gráficos, já que o mercado ainda está muito fresco a esta hora da noite.

Update: Já bateu na nossa entrada e já vamos com um ganho de 5$, passamos o nosso stop para o break even, e vamos ver até onde vai o mercado.

2 update: quem quiser pode sair com esta subida de 13$, eu vou sair com um bom lucro, para quem não trabalha já pode ir para a praia. Vamos ver se entramos no segundo trade do dia.

3 update: o mercado está com força e continua a subir e ultrapassou o máximo que tinha feito a 1158, se chegar aos 1164 vamos esperar antes de entrar de cabeça, pois o dia está ganho e não vale a pena arriscar num trade contra a tendência. Antes das 15 horas não entramos.

4 update: chegou a altura de decidir entrar em curto a 1166, quem entrar vai arriscar apenas com metade do que entrou de manhã e com stop a 1173.

5 update: podem baixar stop para 1169, se passar daqui vai continuar a subir. Facturar a 1160 a 1155.

6 update: vamos lá colocar o stop no 1167,3 ou no break even e saborear um trade quase sem risco.

7 update: para quem colocou o stop no break even safou-se sem perda, os outros perderam cerca de 1,3$, ou seja acabámos o dia a facturar 12$ no geral. Penso que foi um bom dia para quem arriscou. Amanhã há mais...e espero que seja como hoje.

Explicação do trade: eu pensei comprar a 1144 devido ao facto de ser perto dos valores minímos do dia anterior, com um stop curto, pois a minha experiência diz-me que quando o minímo do dia anterior é ultrapassado, normalmente o mercado vai mais para baixo. Arrisquei e foi uma entrada extraordinária, quase a roçar a perfeição, já agora neste tipo de entrada tem que se colocar todos os ovos no mesmo cesto, isto é, entrar logo com a quantidade total para o dia. Pensei em sair entre 1157 e 1160 devido ao congestionamento naquela zona no dia anterior, e como o dia tinha acabado um pouco bear não pensei em arriscar mais e facturei a 1157,3. Quem seguiu o mercado notou o congestionamento durante toda a manhã nesses valores, e só passou na saída do mercado depois dos dados, por isso é que não quero que ninguém faça entradas por volta das 15 horas, normalmente é hora de saída de dados nos EUA. Quando passou estes valores e com bastante força esperei para a entrada curta, arriscada como tinha dito, mas entrei bem a 1166 e podia ter facturado a 1161,5, teria feito mais 4,5$, mas como tinha ganho de manhã pensei que podia perder algum dinheiro e foi o que me aconteceu, na queda puxei logo o stop para 1169 e logo depois para 1167,3, como o mercado estava com força e com uma trend forte virou lá foi bater no stop. Vejam o gráfico, as zonas de entrada e saída estão assinaladas, se tiverem dúvidas coloquem-nas, senão tiverem já sei que não perceberam nada.

O princípio

Olá seguidores deste Blog. No cheira a dolare$, vou dar idéias de trades diários no Indice SP500 dos EUA. Não sou nenhum Warren Buffet, mas já faço trades há 3 anos e acumulo alguma experiência. Como diz o grande mestre Fernado Braga de Matos (autor de ganhar em Bolsa, para mim este livro é a Biblia do ramo), 2 anos de luta serve para tirar a licenciatura da especialidade.

Vai ser um espaço onde vou tentar ensinar a arte de jogar na bolsa, não é nada difícil de o fazer. Sei que os velhos do Restelo quando ouvem falar em bolsa, logo apregoam a desgraça que o amigo, o tio, o vizinho taxista, a amante loira e até mesmo a avó que nem sabe contar euros, perderam muito dinheiro...e acredito que sim, pois quem tem desconhecimento de bolsa como no caso destas pessoas entra sempre no momento errado, puxados pelo lucro fácil que alguns amigos ainda mais débeis os convencem a investir. Por esta mesma razão é que quem seguir aqui as recomendações terá sempre que estar de acordo com ela, senão aconselho a não entrar, pois vai colocar aqui mensagens que podia estar rico e não está devido ao Blog.

Bem, vamos ao que interessa e tenho que dar aqui a primeira lição, a mais importante de todas ou seja o uso de paragem de posições, o vulgo STOP.

Na bolsa, apenas temos que ter o espirito aberto tanto para os ganhos como para as perdas. Já sei que para os ganhos todos estão de acordo quanto ao espirito, já nas perdas muitos de vocês vão perder o "espirito e o santo" e vão fazer com que percam num dia, aquilo que fazem em 3, devido ao sentimento absurdo que nos assola a mente quando a nossa posição teima em ir no sentido contrário à nossa posição, e já não basta ir na direcção contrária como ainda vamos mudando a posição do stop na esperança (não existe em bolsa este sentimento) de ainda conseguirmos vir a ganhar dinheiro, não digo que não aconteça, mas normalmente depois de bater no stop segue nesse sentido e vamos agradecer que ele lá tivesse. Assim quando fizermos uma entrada, colocamos a posição para o ganho e a posição para a perda, e depois segue-se a estratégia e seja o que o Indíce quiser, porque neste ramo a religião também não entra (mas podem rezar, talvez alivie a dor da perda).

Há uma expressão de um trader que foi o meu mentor que é a seguinte "STOPS ARE IN EMOTIONS ARE OUT", este vai ser também o nosso lema.

wedding cars Central Coast